Júri da 24 Feira do Queijo, Pão, Enchidos e Mel

A Confraria Gastronómica dos Enchidos recebeu o amável convite da Câmara Municipal de Tábua, para eleger o melhor enchido desta feira, que contou com uma enorme panóplia de produtos e sabores tradicionais que puderam ser apreciados, nos passados dias 02 e 03 de Março, no Pavilhão Multiusos de Tábua, com a participação em massa das freguesias do concelho.

Esta feira contou com mais de 60 produtores inscritos, e pela primeira vez, esta Feira de Queijo de Tábua esteve igualmente aberta a produtores oriundos de outras regiões, mas o foco principal continuou a ser a montra do que melhor se produz no concelho, que incluiu o pão tradicional, os enchidos, o mel e, mais recentemente, os cogumelos.

Assim o Grão-mestre da Confraria dos Enchidos e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tábua tiveram grande dificuldade em escolher o melhor enchido da Feira.

O Grão-mestre da Confraria dos Enchidos Dr. Henrique T. Mourato disse-nos que para a escolha do melhor enchido são necessários: “…A valorização do tempo e da paciência na elaboração do Enchidos o que potencia um sabor distinto, com um travo a natureza, claramente marcado por uma textura rica e envolvente. Elaborados recorrendo a uma alquimia perfeita na recriação das temperaturas e humidades adequadas para a cura de enchidos e que são característica intrínseca desta região, como o frio, o vento e as humidades relativamente baixas…” e “Proveniente de uma criteriosa selecção das melhores peças de carne de porco, o seu sabor é potenciado pela excelente combinação e envolvência da vinha-d’alhos…” e ainda “…A selecção das carnes utilizadas e o tradicional tempero com o vinho tinto, o alho, a cebola, o sangue e o louro envolvem-se numa alquimia perfeita…

“Tudo isto faz do enchido da região de Tábua um enchido de excelência e qualidade superior, pelo que aconselho que todos se deleitem com o seu sabor genuíno, provando-os em fatias bastante finas…”

O Presidente da Câmara M. Tábua, disse ”cada vez mais, de apostar na promoção do nosso território, através dos produtos endógenos de qualidade, mas também das paisagens naturais”, acentuando “Somos uma região pequena, mas grande em termos de oferta a quem nos visita”, refere, sustentando a necessidade de se ser “mais agressivos em termos de promoção, para atrair e motivar mais pessoas”.

A 24º Feira de Tábua foi um sucesso e levou o selo de garantia da Confraria dos Enchidos que prometeu para o ano estar presente novamente.

image_pdfimage_print