IX Capítulo de Entronização da Confraria Gastronómica dos Enchidos

A mui nobre Confraria Gastronómica dos Enchidos, vem por este meio convidar todos os seus associados e confrarias amigas para o próximo Capítulo de Entronização de novos Confrades, que se irá realizar no próximo dia 19 de Outubro de 2019, sábado, na Igreja Matriz de Nª Srª da Conceição, Rua Francisco António Correia Palhavã, nº24, 7050-400 Cabrela, Montemor-o-Novo.

Programa IX Capítulo da Confraria Gastronómica dos Enchidos

10H30 – Recepção as confrarias e convidados no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada do século XVII.

11H00 – Cerimonia de entronização de novos Confrades na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada do século XVII

11H45 – Elocução pelo Respeitável Grande Capelão do CGE, Francisco de Pina Queiroz

12H00 – Foto de família a porta da Igreja seguida de cortejo pelas ruas de Cabrela.

12H30 – Chegada a Casa do Povo de Cabrela 

12H45 – Recepção Gastronómica de produtos de Cabrela e Enchidos Alentejanos

13H30 – Almoço

15H00 – Actuação da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela e outros convidados.

16H00 – Bolo de Aniversário e cantar os parabéns ao 7 aniversário do CGE

16H15 – Entrega de lembranças e despedida pelo Mui Respeitável Grão-mestre da Confraria dos Enchidos Henrique T. Mourato

16H30 – Encerramento.

Nota: Este Capítulo terá um custo de 20 euros, e como sempre, em todos os eventos da nossa Confraria, parte do valor angariado reverte a favor de uma instituição de solidariedade local, neste caso, a Casa do Povo de Cabrela.

À semelhança de Capítulos anteriores, e devido às inúmeras inscrições fantasma, só serão aceites inscrições com comprovativo do pagamento efectuado até dia 5 de Outubro para o seguinte NIB: 0007.0000.00352958169.23

Informamos ainda que em caso de desistência, não haverá devoluções do valor das inscrições.

*Este programa é provisório, pelo que poderá ainda sofrer alterações.

Cabrela é uma freguesia tipicamente alentejana do concelho de Montemor-o-Novo, onde pode descontrair e aproveitar a vida, praticamente às portas de Lisboa.

Cabrela terá sido integrada no Mestrado da Ordem de Santiago, algures entre 1165 e 1220, tornando-se uma Comenda da dita ordem e ficando sob a jurisdição do Real Convento de Palmela, sendo os seus administradores os abades do mesmo Convento.

A transcrição do Foral de 1516, para além da rica informação relativa à administração local e fiscal da vila nos idos de quinhentos, permitiu recolher duas informações importantes que nos remetem para a longínqua época da Reconquista Cristã.

As Filhós de Cabrela estão entre as 7 Maravilhas – Doces de Portugal.